O que é Sinistro no seguro?

Entender o conceito de sinistro é importante tanto para quem tem seguro quanto para quem pensa em adquirir, ou ainda, quem ainda não sabe que precisa de um.

Quem tem seguro precisa saber o que é sinistro para entender em quais situações ele pode acionar seu seguro, se as atuais coberturas o atendem e como proceder caso tenha algum sinistro.

Já para quem não tem seguro, é legal saber para entender a importância de ter uma apólice de seguro.

O sinistro está presente em diversos ramos de seguro como: automóvel, residencial, empresarial, vida, celular, entre outros.

Leia também: Como funciona a cobertura de terceiros no Seguro Auto

AFINAL, O QUE É SINISTRO?

Sinistro é a ocorrência de qualquer evento que esteja listado na apólice (contrato) de seguro. Ela é diferente para cada tipo de bem segurado, ou seja, alguns eventos podem ser considerados sinistros em uma apólice de seguro de carro, mas esse mesmo evento não é considerado sinistro para uma apólice de seguro de vida.

Toda apólice de seguro possui um bem segurado, que pode ser um celular, uma moto, uma casa, etc. Situações que prejudiquem esse bem segurado podem ser consideradas um sinistro.

Para entender melhor: Vamos supor que você tem um Seguro Auto em que o bem segurado é uma moto. Um evento que pode causar prejuízo a esse bem segurado, por exemplo, é um roubo da moto. E isso é um sinistro.

Outro evento que pode ser caracterizado como sinistro é a batida dessa moto, desde que isso esteja especificado na apólice de seguro, pois é possível contratar apenas a cobertura de roubo, excluindo assim eventos como colisão, perda total, etc.

Importante: ao contratar um seguro, converse com seu corretor para entender quais eventos estão cobertos e caracterizam sinistro.

ALGUNS EXEMPLOS DE SINISTRO:

AUTOMOVEL: roubo, furto, colisão e atropelamento.

RESIDENCIAL: roubo, danos elétricos, impacto de veículo, quebra de vidros.

EMPRESARIAL: subtração de bens e mercadorias, prejuízos causados a clientes e funcionários, incêndio e vazamento de tubulações.

CELULAR: quebra acidental, oxidação, danos elétricos e roubo.

Esses são apenas alguns exemplos de sinistros, mas é importante se atentar às coberturas contratadas e o que consta na apólice de seguro.

COMO PROCEDER EM CASO DE SINISTRO?

Entre em contato imediatamente com a seguradora para avisar o ocorrido, isso é o que chamamos de abertura de sinistro. Feito isso, a corretora de seguros poderá acompanhar todo o processo junto à seguradora para te auxiliar com todos os passos.

Aqui na Now Seguros você conta com um setor especializado em sinistros para te ajudar quando você mais precisa.