Quais fatores influenciam no valor do seguro auto?

Engana-se quem pensa que apenas o modelo do carro influencia no valor do seguro auto na hora da cotação.

O valor do seguro auto não é uma tabela com valores fixos e imutáveis. Diversos fatores influenciam no valor do seguro auto na hora da cotação.

Esses fatores vão desde o veículo até mesmo informações do próprio condutor.

Quais fatores influenciam no valor do seguro auto?

Embora esse post contenha os fatores que influenciam no valor do seguro, não é recomendado mentir ou omitir informações apenas com o intuito de baratear o seguro, pois informações incorretas podem ocasionar a perda da indenização em caso de sinistro.

CEP de Pernoite

O CEP de Pernoite é o que diz para as seguradoras onde o carro vai passar as noites, sendo normalmente a casa do cliente.

Essa informação influencia no valor do seguro, pois em alguns lugares o índice de roubos é maior do que em outros.

Modelo e ano do veículo

Não só o modelo influencia, mas também o ano de fabricação. Isso porque alguns carros são mais visados para roubo do que outros.

Outro fator importante para as seguradoras é o ano de fabricação do veículo, visto que preço médios das peças daquele carro e facilidade de achar tais peças no mercado são levados em consideração.

Informações pessoais do principal condutor

  • Idade: não é uma regra, mas pessoas mais velhas costumam ser mais prudentes no trânsito e por isso é menos provável que se envolvam em uma colisão.
  • Sexo: as estatísticas apontam que mulheres são mais prudentes no trânsito do que homens, e isso também influencia no valor do seguro.
  • Estado Civil: sim, até mesmo o estado civil influencia. Pessoas casadas tendem a sair menos com o veículo a passeio do que solteiros.
  • Score: A análise de crédito, assim como feito por bancos e outras instituições financeiras, mapeiam a tendência do consumidor de se manter adimplente ou não.

Exposição e formas de usar o veículo

Quando falamos em risco, queremos dizer o quão exposto o carro fica a eventuais sinistros (roubo, colisão etc) através de quem dirige e como o faz.

  • Casa com ou sem garagem: Se o carro fica na rua durante a noite, ele fica mais “vulnerável”
  • Garagem com portão manual ou automático: O tempo que leva para você descer do veículo, abrir o portão manualmente, entrar com o carro e fechá-lo novamente te põe em mais risco do que se tivesse um portão automático
  • Uso comercial: Motoristas de aplicativo têm sido grandes vítimas dos bandidos e por isso esta é considerada uma profissão de risco. Bem como quem faz entregas ou visita clientes.

Condutor de risco

Chamamos de condutor de risco, pessoas entre 18 e 25 anos. É a mesma análise que falamos anteriormente sobre a idade do condutor. Mas qual a diferença?

Por exemplo, você é o principal condutor do carro e tem 47 anos, mas seu filho também dirige e ele tem 22. Embora você conduza a maior parte do tempo, é preciso informar que seu filho também dirige e qual a idade dele.

Coberturas contratadas

Um seguro completo (que cobre colisão, incêndio, roubo, furto e danos da natureza) costuma ter um custo maior do que um seguro mais básico (que cobre apenas roubo e furto).

Digo costuma ser, pois todos os itens mencionados aqui são fatores que influenciam no valor do seguro. E isso é um conjunto.

Mas normalmente quanto mais opções de coberturas você tiver, mais terá que investir.

Alguns exemplos de coberturas que você pode personalizar no seguro:

As seguradoras levam em conta diversos fatores que influenciam no valor do seguro, por isso não é possível apontar um modelo de carro e taxar o valor do seguro.

É preciso ter uma corretora de confiança, como a Now Seguros, que analisa seu perfil para apresentar as melhores cotações e tudo com transparência.

Cuidado: omitir informações apenas para baratear o seguro pode fazer com que você perca o direito a indenização.

Fale com a Now Seguros e peça a sua cotação sem compromisso.